
Um estudo em desenvolvimento na Universidade Federal de Lavras (UFLA) já identificou doze novas espécies de fungos que habitam os biomas do Cerrado e da Caatinga. Elas estão preservadas a 80°C negativos, na Unidade de Recursos Microbiológicos da UFLA (URMICRO/UFLA), espaço que se torna um verdadeiro banco genético para as futuras gerações. Esses fungos podem vir a ser a base de soluções em áreas como alimentação, medicina, bioinsumos para agricultura e indústria. As descobertas chamam atenção para o fato de que a perda da vegetação nativa nesses biomas pode colocar em risco espécies como essas, ainda desconhecidas, mas com alto potencial para a bioeconomia.
![]()
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulgou, nesta terça-feira (21/1), o resultado final do processo seletivo destinado ao ingresso de pessoas trans - travestis, transexuais e transgêneros - nos cursos de graduação. A relação de pessoas selecionadas está disponível no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), emhttps://cops.ufla.br/.
O resultado foi divulgado por curso, conforme previsto no cronograma do processo seletivo.

O curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve o conceito 4 (de um total de 5) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgado nesta segunda-feira (19/1) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde (MS). O resultado de 85,9% dos estudantes com pontuação acima da média esperada posiciona a graduação na faixa superior, dentro do desempenho satisfatório estabelecido pelo exame.
O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aplicada especificamente aos cursos de Medicina. Além de avaliar a formação médica, o exame permite o aproveitamento de seus resultados em processos seletivos de programas de residência médica, como o Exame Nacional de Residência (Enare).
Na edição de 2025, participaram 351 cursos de Medicina em todo o País, dos quais 304 pertencem ao Sistema Federal de Ensino. Os demais são regulados pelos sistemas estaduais. Segundo a análise divulgada pelo MEC, 204 cursos alcançaram conceitos 3, 4 ou 5, considerados satisfatórios. Outros 99 cursos ficaram nas faixas 1 e 2 e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).
Em avaliação sobre o resultado, o coordenador do curso de Medicina da UFLA, Ernesto Lippi, afirmou que o conceito 4 confirma a consolidação do curso ao longo dos anos, mas ressaltou que a busca pela nota máxima deve permanecer como meta prioritária. Segundo ele, o compromisso agora é intensificar os esforços acadêmicos e institucionais para avançar nos próximos ciclos avaliativos. “O resultado reforça a qualidade do curso, mas também nos desafia a seguir aprimorando processos, práticas formativas e estratégias pedagógicas, mobilizando toda a comunidade acadêmica para alcançar o conceito máximo”, destacou.

O Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (DNU/UFLA) abriu a agenda de atendimentos nutricionais gratuitos para o primeiro semestre letivo de 2026. A iniciativa é voltada a discentes, servidores e trabalhadores terceirizados da Instituição.
Os atendimentos serão realizados ao longo de todo o semestre 2026/1, sempre às terças e quintas-feiras, no próprio DNU. As consultas ficarão a cargo da nutricionista Raissa Alvarenga Carvalho Gomide.
Para participar, os interessados devem preencher o formulário com informações iniciais e aguardar o contato da profissional, que informará a data e o horário da primeira consulta. O serviço tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida da comunidade universitária por meio do acompanhamento nutricional.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail raissa.carvalho@ufla.br

Teve início na quinta-feira (15/1) o período de Autoavaliação Institucional, uma oportunidade para a comunidade universitária e a população regional, em Lavras e em São Sebastião do Paraíso, reavaliar e repensar a atuação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A avaliação pode ser realizada até15/2.
A participação de todos representa o primeiro passo para construir conjuntamente e colaborar na implementação de mudanças e melhorias na Universidade. As respostas são enviadas sem qualquer identificação do indivíduo.
A Comissão Própria de Avaliação, responsável pela elaboração e análise do questionário, possui representantes docentes, técnicos administrativos, estudantes de graduação, estudantes da pós-graduação e da comunidade externa à UFLA.
Participe da pesquisa:
Graduação Presencial – CAMPUS LAVRAS